quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Orgulho de quê?

Ontem meu twitter ficou lotado com a tag #inventeumorgulho. Eu ri muito das sugestões dos twitteiros de plantão que iam desde Orgulho do Cabelo Tingido a Orgulho de Ter Assistido ao Remake de Tieta.

A hora que fui dormir ainda estava rindo pensando na criatividade brasileira ao protestar contra os vereadores de São Paulo que instituiram o terceiro domingo de dezembro como o Dia do Orgulho Heterossexual. (para quem não sabe o que to falando é só ler esta matéria aqui: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/08/camara-de-sp-aprova-dia-do-orgulho-hetero.html )

Vi muita gente indignada ontem nas redes sociais diante da inutilidade da data instituida. “Dia do Orgulho Hetero: porque nunca ser agredido na rua, humilhado e perseguido é algo para se orgulhar” estava no perfil de um amigo no facebook. A afirmação do deputado Carlos Apolinário de que só criou o projeto para barrar o excesso e os privilégios dos homossexuais é quase tão absurda quanto a robô da novela das sete... (nem vou entrar no mérito da defesa da moral e dos bons costumes que ele também citou, porque senão o texto vai ficar grande).

Só que eu concordo com todo mundo que disse que a data é inútil. TOTALMENTE. Mas ao mesmo tempo eu também acredito que o Dia do Orgulho Gay é inútil. E antes que me apedrejem, vou me explicar. O problema da data já começa no nome. ORGULHO. Não gosto dessa palavra, porque dependendo do contexto ela carrega um peso de rivalidade inexplicável.

Acho que a data deveria se chamar Dia da Dignidade Gay, combina mais com o objetivo de estimular as campanhas pela conscientização da sociedade sobre o preconceito e a discriminação.

Acredito que uma das coisas que mais incita essa rivalidade entre gays e heteros é essa postura de escolher um lado, vestir a camisa e sair por aí balançando bandeira.

Tanta coisa para se orgulhar de verdade... Orgulho por ser doador de sangue, orgulho por ser doador de medula, orgulho por ter a carteira de identidade carimbada com DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS, orgulho por ajudar uma instituição de caridade, orgulho por não ser corrupto, orgulho por ser honesta, orgulho por ser tolerante...

90% dos meus melhores amigos são gays e lésbicas. Eu os respeito. Não por serem gays. Eles me respeitam. Não por eu ser hetero. O nosso respeito é algo natural, entre pessoas que se querem bem. Independente de qualquer diferença política, religiosa ou sexual. Eu me orgulho dos meus amigos, não porque eles transam com homens, mulheres, bonecos infláveis ou tortas de maçãs. Eu me orgulho dos meus amigos porque eles são boas pessoas, trabalhadoras, íntegras...

Sabe, tenho tanta coisa mais importante para me orgulhar... Não vou perder tempo me preocupando em me orgulhar sobre quem vai pra cama comigo ou com eles.


4 comentários:

  1. Nem me fale desse deputado e dessa data...não que eu seja contra, como falei no meu face...mas pq eu não acho que ser de suma importancia isso, nesse momento. Acho que o sentido de Dia do ORGULHO gay, eh pq antes isso era motivo de vergonha e as pessoas viviam escondidas...e intitulou-se orgulho por esse motivo (acredito que seja). Mas hoje a Parada gay, pelo menos a de SP, já não é mais pelo mesmo motivo...Hoje ir na parada eh sinonimo de: beber, e catar o maior numero de pessoas possíveis.
    Por mim, poderia até acabar com a parada gay, mas o dia continuar (claro).

    Gosto muito desse tema....não só pelo fato de ser homossexual, mas pq eu odeio qlq tipo de preconceito. E como esse eu sinto na pele, me comove mais ainda...

    Gostei do tema levantado aki...vamos ver a opinião dos outros...

    Beijão mãe!!!
    =****

    ResponderExcluir
  2. By the way, existe um baralho de Tarot, GAY. E lendo seu texto, eu me recordei da carta que representaria o Diabo nos tarôs convencionais. Um jovem está diante de um quadro que representa uma família - soa como se ele não pudesse ter algo igual. Do ponto de vista biológico, isso é fato; mas família é só algo biológico? Eu sou filho adotivo e sei que não, definitivamente NÃO!
    Então, pela moral e pelos bons costumes, pela proteção da família brasileira e pela religiosidade (não pela religião, deixo claro), eu mando esse infeliz se f#$% ou achar quem queira fazer isso com ele.
    Eu não quero mais violência, mais pessoas mortas por terem cometido o absurdo crime de nascerem diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Família não tem absolutamente NADA a ver com laços sanguineos. Moral e bons costumes deviam ser ensinadas a políticos que vestem ternos de 10 mil reais enquanto tem criança no Brasil morrendo de fome e idoso morrendo em fila de hospital.

    Também devia ser ensinada para heteros convictos que espancam mulher e filhos depois de encher a cara de álcool...

    É exatamente isso Manu, "ser diferente é normal". Ser ignorante e preconceituoso é que é o grande problema!

    ResponderExcluir
  4. "Também devia ser ensinada para heteros convictos que espancam mulher e filhos depois de encher a cara de álcool..."

    e completo com: "e comer ou dar pra algum "viadinho" (como eles chamam), como uma grande parte desse povo faz.... "

    Uma vez uma pessoa me disse que quem tem MUITO preconceito disso é pq na adolescencia teve muita vontade de experimentar mas ficou com MEDO...por N motivos....e hj luta contra uma coisa que ele/ela não pôde ver como é...apesar da vontade enrustida...

    ResponderExcluir